A cada dia que passa, as tecnologias vêm invadindo as residências. Afinal de contas, não é mais uma questão de luxo, mas sim de necessidade.

Mas, como vem se tornando mais comum, acaba que o gasto de energia também se torna proporcional.

Nesse contexto, é normal se perguntar sobre como saber o consumo de energia do PC, até mesmo para ter uma previsibilidade e noção.

Por mais que se tenha vários outros eletrodomésticos em casa, os grandes vilões podem ser os desktops e notebooks.

Diante disso, perguntar se há como saber o consumo de energia do PC se torna cada vez mais comum.

Dessa forma, é possível determinar o tempo que pode deixar o computador plugado na tomada, sem tomar sustos ao final do mês.

É claro que é impossível ter a certeza do custo total da sua conta, mas através de algumas ferramentas você consegue ter uma certa previsão. É sobre isso que iremos falar a seguir.

Como saber o consumo de energia do PC?

É um tanto difícil saber com exatidão o consumo de energia do PC, mesmo porque há vários fatores que podem contribuir para esse desfecho.

Caso tenha comprado algum nobreak na ts shara ou mesmo a depender dos seus periféricos, o consumo poderá ser maior.

Entretanto, uma das formas de conseguir medir o consumo de energia do PC é através do Joulemeter, um programa feito pela própria Microsoft.

Através dele, torna-se possível estimar o consumo de energia de qualquer máquina que esteja equipada com o sistema operacional Windows.

Essa estimativa é feito e atualizada em tempo real, sempre levando em conta a configurações e atividade do PC, tais como:

  • Uso da CPU;
  • Processos abertos;
  • Brilho do display etc.

O melhor de tudo é que esse programa é completamente gratuito e fácil de instalar.

Como funciona o Joulemeter?

Essa ferramenta funciona de forma distinta, de acordo com o dispositivo no qual ele está sendo executado.

Assim que abrir pela primeira vez, ele irá pedir para que você informe o tipo de calibração que deve ser usado para poder fazer as medições automáticas.

Se porventura estiver usando o programa no notebook, é só selecionar a opção “Running on Battery” e desconectar o aparelho do cabo de energia, a fim de que ele trabalhe apenas com a bateria.

Agora, para os desktops, é um pouco mais complexo, já que a ferramenta foi desenvolvida para atuar ao lado de um WatssUp, que é uma espécie de medidor em que é possível plugar em uma conexão USB convencional.

Dessa forma, a melhor maneira para lidar com esses casos é apertar em “Manual Entry”, a fim de carregar perfis genéricos para desktops, workstations e netbooks.

Assim que fizer o processo de calibração, selecione a aba “Power Usage”, que é onde fica o monitor de consumo de energia elétrica do computador.

Já em “Component Power Usage” é onde será possível conferir o consumo médio em watts de cada componente essencial da sua máquina, bem como o total referente à soma de todos eles.

Tendo o consumo médio de watts da sua máquina, é só estimar quantas horas você usa o PC e, depois, fazer as contas com base nas tarifas de kWh do seu estado,

Uma alternativa online

Ainda existe a alternativa de você fazer a mediação de outra forma, sem ter que baixar qualquer programa para o seu PC.

O eXtreme Power Supply Calculator trabalha de forma manual e, portanto, é preciso inserir toda a configuração do seu computador, bem como:

  • Tipo de sistema;
  • Número de núcleos físicos;
  • Modelo do processador;
  • Memória RAM;
  • Placas de vídeo;
  • Cartões PCI, SSDs, HDs etc.

A partir dessas informações, basta apertar em “Calculate” para que o app possa fazer o cálculo de energia que o seu PC consome, de acordo com o conjunto de componentes.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados