Se você trabalha no marketing ou ao lado dele, provavelmente já ouviu falar em engajamento de conteúdo. Este é um termo amplo usado como métrica para o sucesso no marketing digital. Mas como exatamente isso pode ajudar e quais são algumas maneiras práticas de implementá-lo?
Neste artigo, examinaremos mais de perto o engajamento do conteúdo. Vamos definir o termo de forma ampla e examinar algumas maneiras específicas de como ele pode ser usado para aumentar o sucesso. Falaremos sobre por que o engajamento de conteúdo é importante e compartilharemos algumas maneiras de medi-lo também.
O que é engajamento de conteúdo?
O termo engajamento de conteúdo é usado para definir as ações de um usuário ao interagir com um conteúdo publicado na internet. Essas interações podem ser usadas para monitorar como seu conteúdo da Internet chega ao seu consumidor-alvo, por meio do Marketing atual. Exemplos de engajamento incluem curtidas, comentários e assinaturas.
Então, o que isso significa para uma equipe de marketing? Bem, é sempre muito mais fácil vender para alguém que já demonstrou interesse. As empresas podem configurar ferramentas de rastreamento em seus próprios sites ou sites de mídia social para ajudar a identificar um público que possa estar interessado em ver mais ofertas ou se inscrever para receber e-mails se receber um código de desconto.
Por que o engajamento de conteúdo é importante?
1.) Está provado que funciona
As empresas que administram blogs obtêm mais leads e quase metade dos consumidores interage de 3 a 5 vezes com o conteúdo antes de interagir com um representante de vendas. Ao colocar um nome e um “rosto” online, é muito mais provável que uma empresa atraia novos e valiosos leads.
2.) Aumenta o engajamento
Não é importante apenas vender para novos clientes, mas também criar fidelidade à marca. Ao criar conteúdo novo e interessante regularmente, uma empresa tem mais chances de manter os clientes que conquista.
3.) Os Clientes Esperam
O engajamento online é esperado no mundo de hoje. Os consumidores querem poder interagir com as marcas em uma variedade de plataformas de mídia social, e as empresas que não atendem a essa expectativa provavelmente ficarão para trás das marcas mais progressistas.
4.) Cria Comunidade e Relacionamentos
As pessoas adoram interação positiva. Quando uma empresa oferece um tweet engraçado, uma postagem inspiradora no Facebook ou um emocionante TikTok, sua marca pode decolar. No entanto, é importante lembrar ao usar as mídias sociais que você precisa definir um tom com base no seu público. As queimaduras de Wendy no Twitter são hilárias, mas não funcionariam tão bem para uma marca mais séria.
5.) Alcança um público mais amplo (e mais receptivo)
O envolvimento do conteúdo pode ser personalizado e ajustado de milhares de maneiras. Pode ser direcionado para fluxos específicos ou ampliado para atingir um grande grupo. Jogar com diferentes abordagens pode criar uma estratégia que alcance as pessoas mais propensas a se envolver e a comprar.
Como posso aumentar o engajamento do meu conteúdo?
Entenda seu público
Em primeiro lugar, como sempre acontece com as vendas, saiba para quem você está vendendo. Quem é o seu público-alvo? Especialmente em plataformas sociais, isso direcionará quem está vendo seu conteúdo. Não adianta tentar vender carne bovina a pasto em grupos veganos ou vice-versa. Publicar conteúdos para marketing médico em Goiânia para usuários que estão em outro pais.
Otimize seu conteúdo
- Simplifique seu conteúdo para que seja mais fácil consumir
- Use formatos fáceis de digitalizar (infográficos, marcadores, pequenos pedaços de texto)
- Chame a atenção com visuais atraentes, gifs humorísticos, memes, etc. e certifique-se de que eles possam estar relacionados ao seu serviço ou produto
- Crie interação com questionários, animações interativas ou gráficos
Use um funil de marketing
No topo do funil de marketing, você tem seus “possíveis”… essas pessoas podem estar um pouco interessadas, mas ainda não estão investidas o suficiente para ler um texto longo. É aqui que você pode usar conteúdo derivado para aumentar o reconhecimento da marca e se envolver de uma maneira que os prepare para investimentos futuros.
No meio, você envolverá seus usuários com material que os incentivará a aprender mais sobre seu produto ou serviço e, esperançosamente, movê-los mais adiante no processo de engajamento.
Por fim, na parte inferior do funil estão seus clientes. Você deseja continuar oferecendo valor a esse grupo, para que eles promovam sua marca e se tornem clientes fiéis. Você pode fazer isso por meio de publicidade direcionada que oferece descontos, programas de assinatura ou outras coisas nas quais eles encontrariam valor.
Como você pode medir o envolvimento do conteúdo?
O gerenciamento de engajamento de conteúdo pode ser feito usando ferramentas analíticas de marketing. Essas ferramentas ajudam você a criar interações mais personalizadas, permitindo que você veja quais aspectos do seu site ou conteúdo de mídia social precisam de mais trabalho.
Rastreamento disponível em vários sites
O engajamento do conteúdo pode ser rastreado usando alcance ou impressões. Este é um rastreador comum que é implementado em todas as plataformas de mídia social. Use as análises disponíveis para cada um deles para ver como os números aparecem para cada postagem. Você pode ver quais tópicos, hashtags ou tipos de postagens são mais populares. O Google Analytics ajudará você a rastrear o tráfego do site de sua empresa. Alguns KPIs para medir incluem o seguinte:
Duração média da sessão. Essa métrica mostra quanto tempo é gasto em cada página do seu site. Se as pessoas não estiverem gastando muito tempo, talvez seja necessário alterar seu conteúdo para torná-lo mais relevante ou interessante para o usuário.
Taxa de rejeição. Uma “rejeição” é quando um usuário visita seu site e depois sai sem ir a nenhum outro lugar do site. A taxa de rejeição mede quantos leads em potencial saltam sem se envolver. Este pode ser outro indicador de que você precisa gastar mais tempo fazendo uma conexão.
Taxa de saída. Por fim, uma taxa de saída determina onde e quando um usuário sai do seu site. É importante ficar de olho nisso, pois uma alta taxa de saída pode ser um indicador de que o conteúdo de uma página específica não está conseguindo manter o interesse do usuário.
Entenda suas plataformas
Para obter o máximo valor do seu conteúdo, você quer saber como usar melhor cada plataforma. Você pode pesquisar tendências e descobrir que tipo de conteúdo obtém mais engajamento. Por exemplo, algumas plataformas podem ser ideais para vídeos ou belas fotos (Instagram), outras para comentários expressivos e hashtags (Twitter). Use essas informações para maximizar sua criação de conteúdo e obter o melhor retorno possível.
Conclusão
Não há como evitar o engajamento de conteúdo no mundo do marketing de hoje. Se você conhece seu público, é simples criar conteúdo que maximize as vendas e a fidelidade à marca em clientes em potencial. Configure análises para o site da sua empresa e configure contas em várias plataformas de mídia social. Reserve algum tempo para analisar as métricas e analisar que tipo de conteúdo atinge melhor seus clientes e verá seu negócio prosperar.