O ramo imobiliário é muito cobiçado por quem deseja começar ou mudar de profissão, mas muita gente não sabe qual o papel do corretor de imóveis. É isso que vamos te contar nesse texto, tudo sobre essa profissão tão desejada.
Ser um corretor de imóveis vai muito além de apenas visitar imóveis e conversar com possíveis clientes.
Assim, se trata de um profissional, que tem diversos papéis no processo de venda de propriedades e por isso precisa de muito estudo.
Isso mesmo, um corretor de imóveis estuda para exercer essa profissão.
Então, se você quer saber qual o papel do corretor de imóveis nós te mostramos agora.
Qual o papel do corretor de imóveis no mercado imobiliário
Papel emocional
A primeira função que um corretor precisa ter em mente é a de ajudar pessoas na realização de um sonho.
Até porque, adquirir uma propriedade está nos planos da maioria dos brasileiros. Então é importante entender que a forma de lidar é seu papel principal.
E para exercê-lo com qualidade existem algumas regras, como por exemplo, nunca mentir para o cliente.
Além disso, outra regra é saber lidar com as expectativas e apresentar a realidade de maneira sutil e educada.
Por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer da necessidade de lidar com a pressão e emoção dos compradores, procurando contornar a situação.
Avaliação do imóvel
Passando para a parte material do projeto, o corretor de imóveis é responsável por realizar a avaliação da propriedade. Sim, ele é o profissional autorizado por lei para realizar esse tipo de trabalho.
Claro que os valores não são definidos de acordo com a sua vontade e sim com as condições pré definidas.
A primeira é a localização, isso interfere diretamente no preço do imóvel e na procura pelo espaço.
Outro ponto são as características do imóvel, como a quantidade de quartos, metragem total, área externa até quantidade de banheiros.
Alto padrão como condomínio fechado Aldeia do Vale, a avaliação de ser ainda mais criteriosa por conta do alto do imóvel.
E ainda tem a finalidade do imóvel, imóveis comerciais costumam ter preço maior que imóveis residenciais.
Tudo isso precisa ser analisado pelo corretor de imóveis para chegar ao valor final de venda. Esse valor deve ser justo e compatível com outras opções disponíveis no mercado.
Questões burocráticas
Muita gente acredita que as funções de um corretor acabam no ítem anterior e não sabem qual o papel do corretor de imóveis na realização da compra.
Na verdade, podemos dizer que esse profissional, será o responsável por garantir a legitimidade dos documentos apresentados.
Orientações
O corretor de imóveis também ajuda o cliente em qualquer questão relacionada à compra ou venda do imóvel. Na venda do imóvel, o corretor pode indicar tendências que valorizam o imóvel, facilitando a venda e um lucro maior.
Ele ainda pode ajudar na simulação de crédito, e também apresentar opções para finalizar a transação.
Por mais conhecimento na área ele sabe qual a melhor maneira de seguir cada etapa e como conseguir tornar o processo mais rápido.
E mais do que isso, realizar toda a negociação de valores e orientar quanto aos riscos da compra. Ajudar o cliente é parte fundamental para garantir uma venda bem sucedida, assim sua reputação também terá efeito positivo.
Como se tornar um Corretor de imóveis?
Um corretor de imóveis licenciado precisa ter mais de 18 anos, ensino médio completo e curso técnico de transações imobiliárias.
Além disso, ele precisa solicitar sua inscrição junto ao CRECI do seu estado.
Se quiser se tornar um corretor de , um dos caminhos é realizar cursos de graduação ou especializações no ramo imobiliário.
Dessa forma, esses cursos são mais aprofundados e te ajudam a entender ainda mais sobre o mercado.
Para ser um corretor bem sucedido também é importante cuidar das finanças, os ganhos são variáveis e por isso se organizar é necessário.
Considerações finais
Agora que você sabe qual o papel do corretor de imóveis, que tal investir na profissão?
Realmente estamos falando de uma profissão que para quem gosta, pode ser bastante satisfatória.