Sabemos que viajar é especialmente difícil agora. Mas, junto com os conselhos e atualizações de viagens mais recentes do COVID-19, queremos continuar a inspirá-lo com novos conteúdos de viagens para que, quando o mundo abrir suas portas novamente, você esteja pronto.

Muitos de nós estamos cientes de que as viagens impactam o planeta, e o ecoturismo se tornou popular como resultado. 

Desde o trekking de ursos polares no Pólo Norte até a observação de pássaros na Argentina, iniciativas de ecoturismo têm surgido em todo o mundo. 

Eles ajudam a educar e conectar os viajantes com a paisagem local e a comunidade, ao mesmo tempo que aumentam a conscientização (e dinheiro) para a conservação.

Como muitas coisas neste ano, o COVID-19 colocou uma chave inglesa nas obras. Poucos de nós estão dispostos – ou são capazes – de viajar.

Isso significa que muitas empresas de ecoturismo, que dependem do dinheiro dos visitantes, estão enfrentando problemas de fluxo de caixa. Isso afeta o meio ambiente, os animais e as comunidades com as quais trabalham.

Queremos que eles continuem fazendo seu ótimo trabalho e estejam prontos para os turistas assim que pudermos voltar lá. Então, como podemos ajudá-los enquanto as viagens internacionais estão fora de questão?

1. Participe de um safári virtual

Assim como reuniões de negócios, aulas de ginástica e questionários em pubs, as experiências com a vida selvagem também estão online este ano. 

Embora possa parecer um pouco estranho, é uma forma importante de os centros de reabilitação ganharem dinheiro. É preciso muitos recursos para cuidar dos animais, mesmo que o plano seja libertá-los de volta à vida selvagem.

Em anos normais, as vendas de passagens turísticas – que geralmente são mais altas do que os preços pagos pelos moradores locais – contribuem para isso. Infelizmente, o número de visitantes caiu em 2020. 

Iniciativas como o Bornean Sun Bear Conservation Center (BSBCC), no Bornéu, na Malásia, geralmente recebem centenas de visitantes por dia, mas não tiveram nenhum desde o início da pandemia.

Para compensar a falta de venda de ingressos, muitos centros de reabilitação estão oferecendo experiências virtuais. Para o Bornean Sun Bear Conservation Center, isso significa conversas virtuais online por uma pequena taxa. 

Em climas mais frios, Polar Bears International oferece uma transmissão ao vivo de seu buggy de tundra em Manitoba enquanto ele segue os ursos polares. 

Não é exatamente o mesmo que estar lá pessoalmente, mas ainda é emocionante ver e aprender sobre animais raros.

2. Reserve para o próximo ano

Pagar antecipadamente por uma viagem que você está planejando fazer no próximo ano dará à iniciativa de ecoturismo alguns fundos para usar agora. 

Se você puder pagar adiantado e integralmente, faça-o, mas mesmo um depósito vai dar-lhes um pequeno impulso. Vale a pena verificar a política de cancelamento da empresa antes de fazer a reserva. 

A flexibilidade será um grande problema nas viagens até que a pandemia esteja sob controle, e você quer ter certeza de que será capaz de mudar sua experiência, se necessário.

Se você não quer se comprometer com datas, veja como comprar um voucher. A empresa de ecoturismo coloca dinheiro no bolso agora, e você pode desfrutar de uma experiência incrível mais tarde. 

Além de lhe dar paz de espírito – você não precisa travar sua viagem enquanto as coisas ainda estão no ar – também lhe dá algo pelo qual ansiar. 

A pesquisa mostrou que ter coisas interessantes no calendário pode fazer maravilhas para o nosso bem-estar, e o planejamento de viagens desempenha um papel fundamental nisso.

3. Faça uma doação

Muitos projetos de ecoturismo operam como organizações sem fins lucrativos. Alguns até trabalham com instituições de caridade em sua comunidade local. 

Mostre seu apoio ao excelente trabalho que estão fazendo enviando dinheiro para eles. Não precisa ser tanto quanto você gastaria durante uma viagem, mas mesmo as menores doações podem ajudá-los a ‘manter as luzes acesas’.

Existem muitas empresas importantes de ecoturismo por aí e, infelizmente, uma pessoa não pode ajudar a todas. A melhor coisa a fazer é pensar naquilo que é mais importante para você. 

Quais experiências de ecoturismo você já teve no passado e quais estavam em sua lista para o futuro?

Em seguida, acesse o site oficial e descubra se eles estão aceitando doações. Muitas iniciativas já terão uma página configurada para quem quiser doar um pouquinho a mais. 

Por exemplo, o Parque Natural do Elefante em Chiang Mai tem várias maneiras de doar – desde patrocinar um animal, escolher algo na lista de desejos ou doar dinheiro. Outros projetos acabaram de configurar suas páginas de doações em resposta à pandemia. 

Se sua iniciativa de ecoturismo favorita não tem um site, tente entrar em contato diretamente por e-mail para saber se eles precisam de ajuda.

4. Apoiar projetos locais de ecoturismo

Quando pensamos em ecoturismo, muitas vezes imaginamos experiências incríveis na Ásia, África e Europa. É fácil esquecer que também existem algumas atrações naturais incríveis aqui no Brasil. 

Como as iniciativas de ecoturismo geralmente dependem de turistas estrangeiros, será de grande ajuda se dermos algum apoio. Também nos dá uma nova perspectiva sobre nosso ambiente local. 

Aqui no Brasil, um dos tipos de turismo que mais tem conquistado adeptos é o  ecoturismo na praia, que abrange uma grande parte do litoral brasileiro.

Por causa do bloqueio, níveis e restrições de viagens locais, muitas pousadas e hotéis especializados tiveram que fechar ou então diminuir o números de turistas para frear o contágio da Covid-19

Mesmo que seja um projeto de longo prazo, planejar ecoturismo nacional é uma forma de incentivo para que o país se ergue da crise causada pela pandemia e ainda estimule o comércio e o turismo da região. 

Leitura complementar: Praia em Novembro: Você já conhece o Caribe Brasileiro em Alagoas?

5. Deixe comentários online

Quer tenha sido um passeio pelo mercado liderado pela comunidade, um centro de conservação da vida selvagem ou uma caminhada guiada, é provável que você tenha participado do turismo sustentável.

Lembre-se de que essas iniciativas dependem muito do boca a boca. Pense em algumas de suas experiências de viagem favoritas ao longo dos anos. 

Você provavelmente aprendeu sobre eles por meio de pesquisas online ou recomendação de amigos.

Você não precisa ser um influenciador famoso para encorajar as pessoas a fazerem reservas. 

A Internet é um lugar competitivo, e uma avaliação cinco estrelas vale muito para uma pequena empresa. 

Ao deixar comentários positivos, escrever posts em blogs ou simplesmente conversar sobre a experiência com seus amigos, você está aumentando as chances das pessoas fazerem reservas.

Comece deixando avaliações cinco estrelas no Google, TripAdvisor e no Yelp. Adicione algumas frases curtas sobre por que você gostou e por que o trabalho deles é importante. 

Se você estiver com vontade de relembrar, poste algumas fotos da experiência no Instagram para Throwback quinta-feira. Você pode ter apenas um punhado de seguidores, mas ainda está divulgando o projeto e pode inspirar mais pessoas a ajudar.

O ecoturismo precisa de nós mais do que nunca

2020 foi um ano difícil para viagens e teve um efeito ainda maior nas comunidades e projetos de conservação que dependem do dinheiro do turismo. 

Fazendo um esforço para apoiar essas iniciativas, podemos ter certeza de que eles ainda estão fazendo um bom trabalho – mesmo que não possamos estar presentes pessoalmente.

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Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados